fbpx
 

Frente de caixa (PDV): o que é e a importância para o controle financeiro

Frente de caixa (PDV): o que é e a importância para o controle financeiro

Frente de caixa (PDV): o que é e a importância para o controle financeiro

Os pontos de venda precisam sempre evoluir e se adaptar às novas demandas dos clientes. Com o crescimento do e-commerce e dos aplicativos, não somente a competição é maior, mas o público está sendo treinado a ter os seus desejos atendidos e correspondidos, com cada vez mais rapidez. Por isso, existem conceitos fundamentais que devem ser otimizados em qualquer empresa. Quer entender um dos mais importantes?

Confira o que é a frente de caixa e porque ela é importante para o controle financeiro.

O que é frente de caixa?

A frente de caixa do PDV é o nome dado ao local em que são, de fato, efetuadas as vendas. No supermercado, por exemplo, este é cada um dos caixas em que os clientes pagam pelas compras.

Evidentemente, que este ponto é extremamente importante. O objetivo de qualquer empresa do varejo é vender, e a frente de caixa é o local onde este propósito é concretizado. Por isso, é fundamental que ele seja otimizado, tanto para uma melhor experiência do cliente, como para um melhor controle financeiro por parte da empresa.

A experiência do cliente na frente de caixa pode vir de diversas formas. Sejam em filas extremamente longas ou um estabelecimento que não aceita o meio de pagamento que seja mais conveniente para o consumidor, além de diversos outros pontos que podem prejudicar a imagem da empresa, como a satisfação do público e o retorno financeiro. Afinal, você só compra em uma loja que gosta.

Mas, o que acontece no momento de uma compra? Entender este processo é importante não somente para deixar clara a importância do controle da Frente de Caixa, mas para encontrar possíveis oportunidades de melhora.

Ao finalizar uma compra, são desencadeados três processos diferentes. O primeiro, é o local físico onde ocorre a transação. Pode ser a máquina de pagamento de cartão, a caixa ou qualquer outro meio usado para emitir a nota fiscal, o troco e tudo mais que seja necessário para fechar a operação.

O segundo é o software que está por trás do local físico. Atualmente, trabalhar sem um software para controlar as vendas é praticamente impossível, sendo fundamental até mesmo para cumprir certas exigências fiscais.

Por fim, o terceiro processo é a integração com o banco, para comunicar os pagamentos ou a entrada e saída de valores.

Com estes três processos, fica claro que a frente de caixa impacta ativamente a experiência do cliente na loja, mas também é importante para a empresa.

Como a frente de caixa impacta o cliente?

A frente de caixa apresenta uma grande oportunidade. É algo que qualquer PDV precisa ter, por isso, encontrar soluções de se diferenciar ou de trazer o que o cliente espera pode ajudar a empresa a ter resultados ainda melhores.

Por exemplo, existem certas lojas que ainda não aceitam o cartão de crédito. O comportamento do consumidor vem mudando e, cada vez menos, as pessoas andam com dinheiro no bolso, optando pelo cartão. No final do mês então, quando a grana é mais curta, isso é ainda mais forte.

Por isso, oferecer diferentes opções de pagamento agiliza o atendimento da loja e ainda permite que o cliente fique mais satisfeito.

Mas para isso, é preciso otimizar o atendimento e garantir o maior fluxo das filas, o que significa que o treinamento dos profissionais é essencial. É preciso que o colaborador possa manter o fluxo o mais ágil possível, para que os clientes fiquem o mínimo de tempo na fila.

Um software de gestão empresarial pode ser essencial para trazer essa agilidade à frente de caixa. Ele permite agilizar e automatizar grande parte das operações na frente de caixa, e ainda se conecta com as outras partes do negócio, como a emissão de notas fiscais e o controle de estoque.

Este ponto é importante, pois existe um impacto enorme desta etapa da compra no controle financeiro da empresa.

A importância da frente de caixa para a empresa

Como a base das vendas da empresa, a frente de caixa acaba sendo uma fonte de informações estratégicas muito valiosas e essenciais para o controle financeiro.

O software, por exemplo, permite informar com muito mais precisão qual foi exatamente a movimentação financeira no dia, além do seu impacto na margem de lucro total e uma comparação rápida em relação aos outros dias.

Com um conjunto enorme de informações estratégicas, é possível ter um controle financeiro muito maior do ponto de venda, sem sacrificar a agilidade e a qualidade no atendimento.

E quanto mais detalhado o fluxo de informações melhor. Você pode, por exemplo, entender quais são os produtos mais movimentados ou aqueles que têm um giro de estoque mais baixo. Isso permite fazer promoções ou ter um processo de compras mais eficiente.

Existe também a importância das informações que precisam ser enviadas à Receita Federal, e estas evidentemente, devem ser muito precisas. Qualquer erro no momento de enviar informações de venda, pode gerar problemas com a Receita, o que traz muita dor de cabeça para a empresa, sem falar em um potencial custo financeiro. Esta informação também parte da frente de caixa.

Vale a pena estruturar o PDV?

Estruturar a frente de caixa em um PDV é um processo que vale muito a pena. Como dito acima, ele é o “ponto zero”, de onde partem todas as atividades fundamentais a sua empresa, ou pelo menos, grande parte delas.

Com um sistema de frente de caixa bem implementado e estruturado, sua empresa tem informações que se espalham por todo o negócio. Por isso, é um processo que vale a pena tanto do ponto de vista do sucesso do consumidor até a evolução da própria empresa.

A boa notícia é que fazer isso não é mais tão complicado. Os softwares estão cada vez mais completos e eficientes e, ao mesmo tempo, adequados ao tamanho da sua empresa. Para os pequenos negócios, existem opções adaptadas a sua realidade, com um custo de implementação que seja adequado ao orçamento e as funcionalidades mais importantes para que a sua empresa possa crescer.

Quer conhecer o software e gestão empresarial ideal para a sua empresa? Então, preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato e encontrar a solução ideal para a sua empresa.

 

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar