fbpx
 

Por que microempreendedores devem investir em um sistema de gestão financeira?

Por que microempreendedores devem investir em um sistema de gestão financeira?

Por que microempreendedores devem investir em um sistema de gestão financeira?

É fato que os recursos financeiros são essenciais e a base de todo empreendimento, não é mesmo? Afinal, é por meio do dinheiro que é possível realizar toda a estruturação do negócio, bem como contratar a mão de obra e realizar a aquisição dos equipamentos e insumos necessários para colocar em prática as premissas da empresa, ou seja, o atendimento das necessidades e demandas de consumo dos seus clientes.

Nesse contexto, ter uma boa gestão financeira é fundamental para que o microempreendedor faça melhor uso e aproveitamento desse recurso limitado, sempre com foco no alcance dos seus objetivos. E para atingir esse patamar é fundamental que invista em um bom sistema de gestão financeira, de modo a proporcionar melhor controle e circulação desse ativo tão importante.

Para que você entenda melhor a respeito desse tema preparamos este artigo em que te mostraremos os principais motivos que os microempreendedores devem fazer uso dessa ferramenta.

Controle do capital de giro

O capital de giro é fundamental para todo negócio, principalmente, para quem está iniciando como microempreendedor, de modo que, é nessa fase que surge em maior ocorrência a NCG — Necessidade de Capital de Giro.

No entanto, não basta tem em mãos o capital de giro necessário para alavancar as operações, mas, o microempreendedor deve contar com um bom sistema de gestão financeira para ajuda-lo no planejamento de curto, médio e longo prazo — um fator fundamental para evitar os desperdícios financeiros e os baixos retornos.

Controle da Liquidez e da capacidade de pagamento

Tão importante quanto o capital de giro, o controle da liquidez (capacidade de transformar ativos em capital monetário) e da capacidade de pagamentos são fundamentais para que os microempreendedores alcancem os seus objetivos e coloquem os seus negócios em um patamar mais elevado no mercado.

Nesse quesito, um sistema de gestão financeira exerce um papel fundamental, afinal, permite aos microempreendedores a visualizarem as finanças dos seus negócios de forma global e estruturada, evitando a falta de capacidade de pagamentos e o elevado índice de endividamento.

Separação do capital próprio e da empresa

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos microempreendedores é a capacidade de separar o capital próprio do capital da empresa. Misturar essas duas fontes financeiras pode representar um sério risco, pois, pode gerar a descapitalização e o endividamento pela transferência e cobertura indevida de dívidas entre as partes.

Por isso, os microempreendedores devem investir em um sistema de gestão financeira, a fim de conseguirem separar os capitais e as fontes de financiamentos. Dessa forma, ficará mais fácil apurar o lucro ou o prejuízo das operações e, além disso, evita que seja criado um ambiente de ausência de controle financeiro com a mistura dos patrimônios da pessoa física e da pessoa jurídica.

Auxilia na tomada de decisão

Talvez esse seja um dos pontos mais sensíveis para os microempreendedores, pois, esse porte de negócio é característico por um quadro de colaboradores muito enxuto e, na maior parte dos casos, é o proprietário que executa as atividades estratégicas e operacionais do negócio.

Devido a essa realidade, um bom sistema de gestão financeira é essencial para ajudar os microempreendedores no processo de tomada de decisão, de modo que, essa plataforma registra e processa todos os dados e entrega as informações necessárias para o planejamento no curto, médio e longo prazo.

Assim, os empreendedores terão nas mãos as informações como: contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, faturamento, crédito e cobrança, posição dos clientes e muito mais. Com base nisso, terão condições de tomarem as suas decisões de forma rápida, precisa e centralizada, pois, como dissemos anteriormente, ele acaba vivenciando um acúmulo de funções, que inclui o processo de tomada de decisão de forma individual.

Percebeu como um sistema de gestão financeira é fundamental para o dia a dia dos microempreendedores na trajetória de gestão dos seus negócios? Sem essa plataforma fica praticamente inviável ter uma percepção real do atual cenário e projetar um futuro consistente.

Conheça mais 5 passos para sua empresa crescer com qualidade!

Gostaria de conhecer a nossa ferramenta de gestão empresarial? Com ela, certamente, o seu negócio poderá ir muito além do que você imagina! Acesse agora mesmo o nosso site e preencha o formulário de contato e fale com um dos nossos especialistas!

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar