fbpx
 

Precisa gerar boletos? Tire suas dúvidas aqui!

Precisa gerar boletos? Tire suas dúvidas aqui!

Precisa gerar boletos? Tire suas dúvidas aqui!

A transformação da era digital permite que pequenas e médias empresas se desenvolvam no mercado em que atuam a partir de um sistema de gestão que possibilite a emissão fiscal de forma intuitiva e eficiente. Com essas possibilidades tecnológicas, é possível estabelecer os objetivos para um crescimento rentável e lucrativo com maior segurança e efetividade.

No entanto, alguns questionamentos são enfrentados em relação ao fornecimento de boletos para o pagamento de produtos e serviços. Se sua empresa precisa gerar boletos e tem dúvida de como fazer, acompanhe esse artigo e tire as suas dúvidas!

Emissão de boleto

O boleto é um agente facilitador para a realização de pagamentos e para a execução de cobranças pela negociação de um produto ou de serviços. Podem-se definir os boletos bancários como aqueles que são registrados e aqueles que não são registrados e devem conter alguns campos obrigatórios que são característicos e de extrema importância para que golpes e fraudes sejam evitados.

Para identificar as informações obrigatórias de um boleto bancário, é preciso compreender quais são essas informações. Deixamos a seguir cada uma delas para você ficar sempre de olho em quais documentos são confiáveis para pagamento:

– Determinação do banco com o nome da instituição que receberá o valor;

– Deve conter os dados e as informações da instituição;

– Valores de desconto, abatimentos, multas e tarifas que serão cobrados no boleto, assim como determinar os juros após a data de pagamento;

– A data em que o documento é emitido e o local onde pode ser pago;

– Deve conter o código de barra e o valor total constante no boleto;

– Deve ter uma linha digitável e a ficha de compensação, assim como a identificação das informações de transação bancária.

Com essas informações determinadas é possível acompanhar a legitimidade do documento, garantindo uma transação segura e transparente.

Boleto bancário registrado

O boleto bancário registrado é aquele onde há uma comunicação do fornecedor com o banco para informar as transações bancárias que deverão acontecer através do CNPJ ou CPF do negociante. Nessa comunicação são estabelecidos os valores que devem ser cobrados em caso de atraso de pagamento e a forma de recebimento dos valores após a data de vencimento.

Essas informações são enviadas ao banco através de um sistema integrado que disponibilizará o boleto para a empresa que emitirá ao cliente consumidor.

Boleto não registrado

Os boletos não registrados são simples e não possuem dados e informações enviados ao banco, não sendo utilizado nenhum sistema integrado com agências bancárias específicas. Esse tipo de boletos é comum em Sistemas e-commerce, onde o cliente realiza o pagamento dos produtos ou do serviço e somente após a identificação dos valores pagos, os produtos serão entregues ao destino do comprador.

Por oferecerem baixa segurança, algumas normas foram estabelecidas nesses procedimentos de emissão para que o cliente consumidor não seja vítima de fraudes e perdas financeiras. Além dos boletos bancários registrados e não registrados, existem os boletos de cobrança que se encontram em três categorias distintas:

– Cobrança rápida;

– Cobrança indexada;

– Cobrança vinculada.

Na cobrança rápida, a emissão dos documentos acontece de forma direta, onde o banco envia para empresa as informações e os documentos necessários para a emissão da conta. Existe a conexão da agência com a empresa, onde acontece a troca de informações em um sistema bancário.

Nas cobranças indexadas, os boletos sofrem alteração no seu valor, que deixa de ser fixo devido às tributações, juros ou diferentes tipos de moedas estrangeiras utilizadas nos processos de compra e venda.

Nas cobranças vinculadas, a empresa realiza a retirada do valor antes da data de vencimento da conta, como uma forma de antecipação de títulos. É uma concessão da instituição para a empresa que ressarce o valor posteriormente, quando a conta for paga pelo cliente.

Vantagens do boleto bancário

Realizar as suas transações comerciais a partir dos boletos bancários é uma forma de negociação segura e que proporciona um maior controle financeiro para a sua empresa. Dentre suas vantagens, temos:

Acréscimo de vendas

Embora muitas pessoas prefiram utilizar o cartão de crédito para o pagamento de suas compras, gerar boletos bancários ainda é uma opção dos mais procurados pelos compradores em potencial. Isso acontece por suas taxas e juros serem menores do que os dos cartões de crédito e por proporcionar maior facilidade e autonomia para o pagamento.

Essa alternativa é muito utilizada, também, por clientes consumidores que possuem crédito negativado, que encontram no boleto bancário uma forma viável para o pagamento de suas compras.

Desenvolvimento de empresas

O atendimento ao cliente é muito importante para o desenvolvimento de uma empresa. Para que esse atendimento seja satisfatório, é necessário que o cliente encontre as soluções para os seus problemas, inclusive no momento de pagar as suas compras.

Empresas que possibilitam opções variadas para o pagamento de contas se expandem de forma significativa no mercado em que atuam, por atingirem de forma satisfatória o seu cliente consumidor.

Ferramentas para emissão de boletos

Com desenvolvimento tecnológico, a emissão de boletos acontece através de um sistema digital de fácil acesso para o usuário. As empresas que adotam um sistema que possibilite a gestão empresarial de forma completa, incluindo a emissão de notas de cobrança, possuem maior segurança e controle do seu setor financeiro.

Os sistemas automatizados para emissão de boletos geram a redução dos custos e despesas de um empreendimento através dos seus processos de venda.

Os meios de gerar boletos através de ferramentas digitais permitem agilidade na compensação dos valores, que demoram menor tempo que o dos cartões de crédito. Com o pagamento realizado através do boleto, o valor da compra é compensado em poucos minutos após o pagamento do mesmo.

Como os valores de taxas são menores, a influência da utilização de boletos na gestão financeira de uma empresa tem um impacto positivo melhorando o fluxo de caixa e proporcionando resultados mais positivos.

Se você deseja entender mais sobre esses sistemas de gestão empresarial, preencha nosso formulário. Nossos profissionais são qualificados para o seu atendimento e entrarão em contato.

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar