fbpx
 

Sistema ERP: o que é e para que serve?

Sistema ERP: o que é e para que serve?

Sistema ERP: o que é e para que serve?

Você sabe o que é ERP? A princípio, podemos dizer que é uma sigla para o termo em inglês Entreprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais. Trata-se de um software de gestão utilizado por empresas para integrar todos os departamentos e melhorar os processos internos.

O que é o ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial utilizado para administrar as mais diversas atividades de uma empresa. O cotidiano de um gerente envolve a gestão da contabilidade, do estoque, dos projetos, compras e muitas outras tarefas. O ERP centraliza todas essas ações em uma só plataforma.

O ERP facilita o desempenho empresarial através dos mais variados recursos. O trabalho de planejamento se torna mais fácil, uma vez que os funcionários têm acesso a uma série de ferramentas úteis. O gestor consegue obter dados sobre o negócio e gerar relatórios que demonstram o andamento do negócio.

Para que serve o ERP?

Não existe um software de gestão completo que funcione para todos os tipos de negócios. Longe de ser uma desvantagem, isso permite a personalização e a utilização de um ERP voltado à sua empresa. A tecnologia evoluiu em todos os aspectos, e hoje grande parte dos softwares reúne os fatores fundamentais para qualquer negócio.

O ERP irá ajudar a tomar decisões baseadas em dados, colaborando para a inteligência do negócio (Business Intelligence). O ERP garante para você o controle das mais diversas áreas da empresa, mas podemos destacar os recursos principais:

Finanças

Você tem um controle total das finanças, através de painéis com informações em tempo real, que podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, diversas tarefas diárias são automatizadas, permitindo que você tenha um controle total do caixa. A tarefa de colocar informações manualmente é completamente descartada, e o software de gestão facilita até mesmo o cumprimento legal das regulações do seu setor.

Produtividade

O sistema de gestão empresarial otimiza a obtenção de informação e a comunicação entre os colaboradores. Os processos diários e operacionais são realizados com mais eficiência, permitindo que as necessidades de todos os setores sejam cumpridas rapidamente. Com isso, até os custos são reduzidos, e o gerenciamento, assim como o planejamento do trabalho, são facilitados.

Estoque

Os ERPs mudaram a forma como se administra os depósitos. Isso porque eles simplificaram o controle da mercadoria, permitindo uma boa gestão do que entra e que sai, assim como das notas fiscais. Entre as diversas soluções, você tem painéis com informações de business intelligence que facilitam o planejamento futuro. Você rastreia o estoque do depósito, economiza tempo e dinheiro e automatiza os processos.

Recursos humanos

Os dados que a empresa precisa para o gerenciamento de Recursos Humanos estarão na plataforma de ERP. São soluções modernas que agilizam a gestão do capital humano, a folha de pagamento, contratação e outras tarefas relacionadas ao RH. Através dos painéis, você identifica possíveis problemas desse departamento antes que aconteçam. Você pode acompanhar o desempenho dos funcionários, garantindo a qualidade do trabalho.

Os benefícios do ERP

O mundo dos negócios teve um grande impacto com o surgimento do ERP. Conforme os sistemas de gestão empresarial foram evoluindo e agregando novas funções, as empresas foram melhorando seus processos. Elas puderam alinhar diferentes departamentos que, antes, eram quase inconciliáveis. Assim, o fluxo de trabalho de toda organização teve uma melhoria.

Com isso, as companhias puderam experimentar os mais variados benefícios. Vamos ver alguns deles.

Percepção do negócio

Com as informações geradas em tempo real, o gestor tem uma visão ampla do fluxo de trabalho nos departamentos e de toda a companhia. Os relatórios ajudam na administração, dando informações essenciais para o planejamento e melhora do negócio.

Economia

Os custos são reduzidos de maneira significativa. Melhores práticas são adotadas pelos departamentos, e os processos são simplificados. Você consegue perceber onde o dinheiro está sendo desperdiçado, e assim consegue poupar.

Integração de departamentos

Hoje, diferentes departamentos podem estar alinhados, facilitando o trabalho dos colaboradores. É possível, por exemplo, obter as vantagens do controle do estoque e das finanças ao mesmo tempo.

Produtividade

Os funcionários têm acesso a todas as informações que precisam durante o trabalho, agilizando o processo operacional. Com isso o ganho em produtividade é grande.

Eficiência

Com processos bem definidos, recursos diferenciados e uma boa produtividade, o ERP garante mais eficiência para todo o negócio.

Segurança

Os dados são todos protegidos em nuvem, ou seja, online. Dessa forma, o risco de sofrerem ataques de vírus e invasores ou de serem corrompidos é reduzido drasticamente. Além disso, você pode acessá-los onde e quando quiser.

Seu negócio precisa de um ERP?

Como você está lendo esse artigo, é possível que já considere a implementação de um ERP no futuro. No entanto, se você já percebeu os sinais abaixo, você precisa implementá-lo o quanto antes.

Crescimento abaixo do esperado

Se você acha que não está crescendo o quanto poderia e, principalmente, se você costuma trabalhar com o básico, é hora de investir. Provavelmente o software que você usa atualmente chegou ao limite, e não consegue ajudar na expansão de mercado. O sistema deve ser aposentado em troca de um mais amplo, que sustente um crescimento.

Necessidade de usar mais de um software de gestão

Conforme as empresas crescem, aumenta-se a necessidade por softwares e ferramentas, evidentemente. Então é comum que se adote novos programas para que os departamentos possam trabalhar melhor. No entanto, chega um momento que sistemas diferentes não são compatíveis. Se a contabilidade não funciona com o RH, você está, sim, perdendo tempo. É preciso de uma nova solução, que seja integrada.

As expectativas do cliente não são atendidas

Esse sinal é alarmante, e você precisa agir rápido quando isso acontece. O cliente insatisfeito é fruto de um trabalho ineficiente. Um sistema de gestão empresarial mais amplo que atenda todas as necessidades da sua equipe permite que o cliente seja atendido de uma melhor maneira. Nesse ponto, o investimento em software de gestão é fundamental para que você tenha sucesso. Caso contrário, esses clientes irão procurar outras empresas que consigam atender as expectativas deles.

Diante desses sinais, você precisa encontrar um ERP o mais rápido possível. Quer ajuda? Preencha o formulário com nome, e-mail e telefone e nós entraremos em contato para oferecer a solução que você precisa.

 

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar